“Alegrem-se na Esperança, perseverem na Oração” (Rm 12,12)!
Com estas palavras de encorajamento e ânimo dirigidas as nossas Comunidades Cristãs, pastorais, grupos e movimentos eclesiais, lançamo-nos na Celebração dos 310 anos da Festividade Padroeira de Igarapé-Miri, nossa querida Sant’Ana. O tempo que se aproxima é, portanto, um tempo oportuno para o agir de Deus em nossas vidas, pela intercessão da Vó de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Tendo vivenciado dois anos de profundas reflexões sobre a missão, culminados na celebração dos 25 anos de Santas Missões Populares, queremos neste ano, em comunhão com toda a Igreja que se prepara para o Jubileu, expressar nossa fé e gratidão a Deus, que amando, encarnou-se para nos salvar, refletindo sobre a fé e a devoção à nossa Padroeira, que nestes 310 anos acompanha, com poderosa intercessão, todos aqueles que a ela recorreram.
Assim sendo, no cartaz da Festividade de Sant’Ana – ao 2024 sobressaem-se duas figuras-símbolos de fé e devoção do povo miriense. A primeira delas é a imagem interna da Igreja Matriz de Sant’Ana, sinal da unidade da Igreja, lugar de oração, celebração, lugar da fraternidade, do encontro intimo, profundo e pessoal com Deus. A Igreja é, ainda nossa “Terra Sagrada” (Ex 3, 5) que permite-nos falar com Deus, reconfortando nossos dores e sofrimento nos braços daquele que nos dará descanso (Mt 11, 28), por isso a presença do povo dentro da Igreja é expressão de toda a Comunidade reunida num gesto de amor, fé, devoção e gratidão.
A segunda é a Imagem Tricentenária de Sant’Ana símbolo visível da fé do povo miriense, por meio da qual transcendendo as realidades humanas, eleva-nos até Deus, fazendo-nos pensar e almejar a santidade, pois, “como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pd 1, 15-16).
Como sinal da expressão da fé do povo, a imagem de Sant’Ana é ainda canal de graça e salvação, pois por meio dela somos impelidos a olhar também para a Virgem Maria, aquela que acolhendo Jesus no ventre, o acolheu primeiramente em seu coração, tornando-se modelo e ideal de obediência e seguimento, apontando-nos sempre para Cristo, o Deus menino no centro da imagem.
Conjuntamente, a Igreja Matriz de Sant’Ana em sua parte interna na presença dos fiéis devotos e a Imagem Tricentenária de Sant’Ana representam, em resumo, os mais importantes símbolos da fé e devoção que nestes 310 anos de Festividade queremos expressar.
Que Sant’Ana continue abençoando e protegendo o povo miriense com sua poderosa intercessão.
Viva Sant’Ana!!
Que lindo💖 salve nossa senhora santana🌹🌹🌺
ResponderExcluir