Em 2020, a Festividade de Sant'Ana, padroeira do município de Igarapé-Miri, será adaptada devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), como forma de preservar e defender a vida, em consonância com as determinações da Diocese de Cametá, a festividade se realizará de maneira diferente se comparada aos anos anteriores.
As missas da festividade de 16 a 26 serão exclusivamente on-line e poderão ser acompanhadas pelos meios de comunicação (Rádio Natureza FM e na nossa página no Facebook, Sant’Ana notícias).
As procissões e romarias (terrestres e fluvial) que há mais de três séculos tem possibilitado ao povo expressar sua fé, devoção e agradecimento a Sant’Ana por sua valorosa intercessão, este ano também se darão sem a presença de público, apenas com uma equipe que conduzirá a imagem de nossa padroeira pelas ruas e rios deste município.
O Sant’Ana musical, momento forte de evangelização através da música, este ano será realizado exclusivamente on-line, possibilitando às famílias mirienses uma excelente oportunidade de elevar seus louvores a partir de suas casas, reunidos como uma verdadeira igreja doméstica
Afim de evitar as aglomerações e como forma de defender a vida, decidiu-se também não realizar a programação social dentro da Festividade deste ano. Por isso estão suspensos todos os eventos realizados dentro da Barraca, tais como, venda de comida, jogo de bingos e leilões.
A Tenda da Vovó Sant’Ana irá funcionar no formato delivery no período de 18 a 25, das 18h as 21h, e no dia 26 termos o Almoço da Vovó Sant’Ana com seis cardápios diferentes, que serão vendidos antecipadamente, com retirada no local, estilo Drive thru, procurem sua Comunidade ou secretaria paroquial para adquirir seu tickt do Almoço.
Ficam canceladas ainda, a alvorada e o tradicional show pirotécnico (queima de fogos na noite do da 26). Para estes momentos deseja-se que as famílias possam expressar sua gratidão e devoção à Sant’Ana de suas residências.
A Paróquia Sant'Ana ressalta que todas essas mudanças, justificam-se devido aos problemas oriundos da pandemia que vivenciamos e em nenhum momento, pretende descaracterizar a Festividade de Sant’Ana, uma das maiores festas religiosas de toda a Diocese de Cametá e do Baixo Tocantins. As mesmas visam, unicamente, zelar pela vida dos fiéis sem privar-lhes da oportunidade de expressar sua devoção a Sant’Ana.