Com a diminuição de novos casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), nas áreas episcopais da Diocese de Cametá, o bispo Dom José Altevir decidiu a retomada gradual das celebrações para uma data que será divulgada. O anúncio será feito pelo padre Vicente, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, da Vila Maiauatá, juntamente com o diácono Otávio, em entrevista à Rádio Web Maiauatá. O pároco e o diácono irão falar sobre as orientações da diocese, a data da reabertura gradual e de como será a dinâmica desse retorno.
A entrevista será na sexta-feira, dia 10, às 10h da manhã. Além da transmissão pela Rádio Web Maiauatá, a entrevista será transmitida pela página no Facebook da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
Medidas de prevenção à Covid-19 da Diocese de Cametá
Devido a pandemia da Covid-19, o bispo da Diocese de Cametá, Dom José Altevir, emitiu uma carta circular no dia 18 de março, com medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus na região. Nesta carta, o bispo pediu para que fosse evitado o contato físico durante as celebrações, aumentar o número de celebrações para atender os fiéis em diversos horários, cancelamento de eventos com grande aglomeração, realizar celebrações campais, entre outras medidas.
Com o aumento dos casos da Covid-19 na região, Dom José Altevir emitiu uma nova carta no dia 21 de março. Na carta, o bispo pediu a suspensão de todas as celebrações públicas, reuniões, terços, novenas e encontros.
Na véspera de Pentecostes, dia 30 de maio, o bispo da Diocese de Cametá emitiu uma nova carta pedindo aos fiéis orações pelos doentes e falecidos. Dom José Altevir, pediu para que a Festa de Pentecostes fosse vivida intensamente, suplicando os Dons que é oferecido e a graça de acolher na missão, com muita seriedade e compromisso com a vida em abundância para todos. No final da carta, o bispo fez um apelo para que ainda não fosse retomadas as atividades pastorais e celebrações presenciais.