O gesto de solidariedade do Papa foi divulgado pela arquidiocese (Remo Casilli / Reuters) |
Diante das dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus, o Papa Francisco destinou uma doação de R$ 10 mil para auxílio às atividades de assistência da Arquidiocese de Belém. A informação foi divulgada pela Arquidiocese, que informou que o montante vai beneficiar ações em prol de famílias necessitadas, desenvolvidas pela Cáritas Arquidiocesana, que tem atuado na Região Metropolitana.
Em carta dirigida ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, comunicou a doação. "Ao aceitar uma sugestão desta Nunciatura Apostólica, a Secretaria de Estado colocou à minha disposição uma modesta quantia em reais a ser destinada às obras de caridade no Brasil, concedendo-me liberdade para identificar os destinatários", explicou no início da carta.
Dom Alberto Taveira Corrêa comentou a doação com alegria e gratidão. “A ajuda do Santo Padre será destinada às ações que estão sendo desenvolvidas pela Cáritas Arquidiocesana, que tem atuado na Região Metropolitana (nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara), contemplando parte das comunidades das 94 paróquias e áreas missionárias", disse.
As iniciativas atendem famílias em situação de vulnerabilidade, idosos, residentes em áreas de periferias, nos limites dos territórios paroquiais, com grande representação de subemprego e até mesmo muitos desempregados, sem nenhuma fonte de renda. As famílias beneficiadas do projeto são identificadas e cadastradas por agentes das pastorais e voluntários da Cáritas Arquidiocesana. As ações visam doação de cestas de alimentos e kits de higiene e limpezacompletou o Arcebispo.
Em um vídeo divulgado pela Arquidiocese, Dom Alberto Taveira Corrêa diz que esta é apenas uma das doações que chegaram para ajudar em meio à pandemia. "O Papa se tornou sensível para várias situações de cidades e locais com problemas neste período da pandemia. Ele nos mandou e já repassei para a Cáritas a importância", explicou. "Temos recebido outras ajudas, mas esta ajuda do Papa vai se destinar a ajudar especialmente a população das nossas ilhas", detalhou.
Autor: João Thiago Dias/O Liberal