Imagem: Divulgação |
A Grande Procissão do Círio de Nazaré foi realizada neste domingo (13) em Belém, do Pará. A romaria reuniu cerca de dois milhões de fiéis que prestaram homenagens à Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da cidade. Foi a 227ª edição da romaria do Círio, considerada uma das maiores manifestações católicas do planeta.
A procissão saiu às 7h05 da Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, e percorreu 3,7 km, seguindo pela av. Boulevard Castilhos França; av. Presidente Vargas; av. Nazaré, até a Basílica Santuário, onde foi realizada uma Santa Missa.
Às 5h35, uma missa campal deu início a romaria, presidida por Dom Giovanni D’Aniello, núncio apostólico no Brasil, convidado pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
A romaria reuniu importantes símbolos como a berlinda; a corda de 400 metros, divididas em cinco estações e dois núcleos; e os treze carros de promessa conduzidos por estudantes.
O tema do Círio deste ano é "Maria, Mãe da Igreja". O manto começou a ser desenhado em fevereiro. A peça é assinada por Lilian Acatauassú, Celeste Heitmann (designer), Kátia Novelino (estilista) e Marcelo Monteiro. Na grande procissão, a decoração da berlinda foi de responsabilidade de Paulo Morelli.
Em 2014, a organização do Círio recebeu, oficialmente, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Círio de Nazaré.