A História da Diocese de Cametá remonta de muitos fatos históricos, tanto do povo católico quanto das personalidades que aqui serviram essa Igreja cercada de rios como o Tocantins. A trajetória vem ainda nos anos anteriores quando aqui ainda era um Prelazia, quando se desbravava as imensas áreas, tanto Tocantinas quanto da Transamazônica. Aqui daremos destaque a um personagem importante da Igreja Local, nada mais, nada menos que Dom José Elias Chaves: sacerdote lazarista (Congregação da Missão), foi o segundo bispo da Prelazia de Cametá (1980-1999).
José Elias Chaves Júnior, nasceu em 28 de abril de 1926 na cidade de Bambuí no Estado de Minas Gerais. Filho de José Elias Chaves e Maria Avelina Chaves. Em 1940, aos 14 anos, entrou para o seminário menor de Caraça, onde cursou o Ginasial e o segundo grau. Em 1946, fez o noviciado e os votos na Congregação da Missão no Seminário maior de São Vicente de Paulo, em Petrópolis (RJ), licenciado em Filosofia e Teologia. Dom José Elias teve em sua caminhada pastoral desde o seminário até o episcopado:
• Ordenação Sacerdotal em 18 de outubro de 1953;
• Recebeu a nomeação de Bispo pelo Papa João Paulo II no dia 21 de maio de 1980;
• Foi Sagado Bispo em 25 de julho do ano de 1980, na Matriz de Santa Ana de Bambuí Minas Gerais.
• Chegada na Prelazia de Cametá, assumiu a Prelazia em 24 de outubro de 1980.
• Foi Presidente do Concelho Municipal de Saúde em Cametá de 1993 à 1997.
• Bispo acompanhante da CPT do Regional Norte II.
• Foi presidente do Regional Norte II da CNBB.
• Representante do Regional Norte II no Concelho Permanente da CNBB.
Seu lema Episcopal foi: EVANGELIZAR OS POBRES. Trazendo consigo o desejo de servir aos fiéis carentes desta porção do povo de Deus a ele confiada. Segue um trecho das palavras de Dom José Elias Chaves por ocasião da sua vinda a Prelazia de Cametá:
“Serei Bispo de todos e para todos, mas como vicentino e a grande opção preferencial da CNBB pelos pobres, serei principalmente Bispo dos pobres e para os pobres”.
Fabrício Santos Paixão
Coordenador Diocesano da PASCOM