Esta quarta-feira (06) está sendo marcada na Igreja Católica, pelas Celebrações das Cinzas, que está sendo realizada neste dia. Na Comunidade Cristã São Pedro, na Vila Suspiro, interior de Igarapé-Miri, a celebração aconteceu nesta manhã e, foi presidida pelo seminarista Irlas Soares.
Esse dia marca o início da Quaresma, tempo forte de oração, conversão, penitência, esmola e jejum, e essa cinza é um sinal que somos pó e que ao pó da terra voltaremos.
Nesta quarta-feira, ainda aconteceu a abertura ofical da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, em todo o Brasil. Este ano a CF traz o tema: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). O objetivo desta campanha é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.
O texto-base da CF, no tópico 8 do capítulo do “Ver” chama a atenção para o fato de que falar de “Políticas Públicas” não é falar de “política” ou de “eleições”, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, com vistas a promover o bem comum, na perspectiva dos mais pobres da sociedade.
Segundo o documento, historicamente, a humanidade superou diversas dificuldades com ações e decisões coletivas, portanto é possível afirmar que a participação é essencial no desenvolvimento das sociedades.